quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Presidente Dilma Rousseff participa de assinatura de contrato de metrô

Evento foi realizado nesta terça e contou com presença de autoridades.Cerimônia foi nesta terça (15), em Salvador (Foto: Egi Santana/G1)

Cerimônia foi nesta terça (15), em Salvador
(Foto: Imagens/G1)
 
A presidente Dilma Rousseff esteve em Salvador nesta terça-feira (15), quando participou de evento para assinatura do contrato para ampliação, construção e operação do metrô da capital baiana. Na cerimônia, também foi anunciada a construção do corredor para "Transporte Rápido de Ônibus" (BRT), parceria com a prefeitura, orçado em R$ 600 milhões.
Participaram da cerimônia autoridades como o Governador Jaques Wagner, o vice, Otto Alencar, o Ministro dos Transportes, César Borges, o Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, o secretário da Casa Civil, Rui Costa, o prefeito de Salvador, ACM Neto e o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva.
As obras do metrô já duram 13 anos na capital baiana. Neste ano, o contrato foi repassado ao governo estadual, que se comprometeu em entregar a linha 1, já concluída e que será ampliada, até o final de 2014 e a linha 2, que será feira com a parceria público-privada, até 2017.
Presidente disse que baianos terão orgulho da mobilidade urbana (Foto: Imagens/G1)Presidente disse que baianos terão orgulho da mobilidade urbana (Foto: Imagens/G1)
 
Durante o evento, realizado em um hotel no bairro de Stella Maris, Dilma falou sobre a demora das obras e disse que o soteropolitano terá orgulho da mobilidade urbana. "Durante muito tempo no Brasil, o metrô foi obra de poucos, ou para poucos. Nós deveríamos nos contentar com o transporte de ônibus e ponto. Mudamos a concepção. Metrô é coisa de país continental, com grandes cidades. E esta concepção exige soluções. Temos consciência que é necessário fazer metrô nas cidades mais populosas de nosso país. Essa discussão de que é transporte de rico devemos jogar no lixo da história passada deste pais", disse.
Jaques Wagner (Foto: Imagens / G1)
Jaques Wagner, governador da Bahia
(Foto: Imagens / G1)
Jaques Wagner agradeceu à presidente e comemorou a parceria entre os governos e a prefeitura. "Hoje, aqui, finalmente o metrô e a mobilidade urbana de Salvador estão entrando nos trilhos. Registro a reciprocidade da prefeitura nessa parceria. Tirar as chagas, a marca que cada um tinha de que a mobilidade urbana não iria acontecer. Trabalhamos juntos nessa parceria e na hora da disputa política, ela acontecerá. Ao todo, estamos colocando R$ 7,3 bilhões para tentar minimizar essa situação [falou em referência às obras do metrô e outras obras viárias, como a Via Expressa]. Não tenho dúvida que sendo essa a terceira maior cidade do país, teremos a oportunidade de ofercer um belo cartão postal em serviços. Quero dar o prazer de, entre meados e final de 2014, dar o prazer da população entrar no metrô, e depois na segunda etapa. Eu não tenho dúvida que a tendência dele é a expansão" disse.
Parceria com o município
No evento, a presidente anunciou ainda, em parceria com a prefeitura municipal, a construção do BRT. "Temos também que destacar o BRT, parceria com a prefeitura, da Lapa ao LIP e o VLT. Acho que é de fato um momento histórico. Esse tipo de projeto é de brigar todo dia, resolver problema todo dia. Eles irão trabalhar todo dia para garantir as obras. Quero dizer que vocês podem ter muito orgulho porque os projetos das obras são consistentes, o caminho está traçado e a empresa é séria. Tenho certeza que vocês terão orgulho do metrô da Bahia", destacou Dilma.
Prefeito ACM Neto (Foto: Egi Santana/G1)
Prefeito ACM Neto (Foto: Imagens/G1)
"Presidenta, hoje a senhora faz história na primeira capital do Brasil. Salvador vive um problema de mobilidade urbana e esses investimentos vão ter a força de mudar a história de Salvador. A assinatura desses projetos é algo que essa cidade espera há muito tempo. Uma novela que se estendia há anos foi resolvida em apenas quatro meses. Deixo nossa inteira disposição em trabalhar para que essa obra aconteça em um menor tempo possível e que Salvador possa oferecer qualidade no transporte para a população", disse o prefeito, ACM Neto.
Tarifas
Segundo Harold Peter, presidente da CCR Bahia, ainda não há tarifas previstas para o transporte. "Será uma passagem de integração, onde o usuário paga um bilhete e tem direito e utilizar ônibus e metrô. Mas os valores das tarifas ainda serão estudados juntamente com o governo", informou.
O governador também usou seu discurso para falar de obras como a via expressa, os viadutos do Imbuí, Narandiba e a ampliação da Avenida Pinto de Aguiar. "Vamos finalmente desenterrar essa "cabeça de jegue" que estava enterrada e vamos, finalmente, dar um metrô de respeito a essa cidade", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário