
O principal corredor econômico do estado da Bahia, formado pelas rodovias BR-116 e BR-324, passa por obras de recuperação e duplicação nas quais já foram investidos R$ 360 milhões. Traçado prevê ponte de 280 m de extensão e sete vãos livres de 40 metros sobre o Rio Jacuípe
.
Estão sob a responsabilidade da ViaBahia Concessionário de Rodovias S/A as obras de recuperação de trecho de aproximadamente 680 km de rodovias, que inclui a BR-324 – entre Salvador e Feira de Santana – e a BR-116 – de Feira de Santana até a divisa com o estado de Minas Gerais. As duas estradas cruzam 26 municípios baianos.
A concessionária está executando a recuperação estrutural profunda dos pavimentos das duas estradas e tem realizado melhorias funcionais e operacionais no conjunto do sistema rodoviário local.
Distribuídas ao longo de 280 km de segmentos prioritários das rodovias BR-116 e BR-324, as obras são executadas conforme parâmetros de desempenho e especificações técnicas estabelecidos no contrato de concessão.
A empresa informa que já foram investidos R$ 355 milhões em obras de infraestrutura, envolvendo os seguintes serviços:
• Aplicação de 780 mil t de asfalto;
• 1,9 milhão m3 de microrrevestimento asfáltico;
• Recuperação de iluminação;
• Implantação de mais de 33 mil m de drenos de pavimento;
• Recuperação e desobstrução de dispositivos de drenagem;
• Obras de contenção de taludes, para garantir a estabilidade do terreno;
• Construção de 15 Bases de Serviço Operacional (BSOs);
• Construção de Centro de Controle Operacional (CCO);
• Construção de Prédio Administrativo / Posto de fiscalização da ANTT;
• Instalação de 57 mil m de defensas metálicas em trechos críticos das rodovias;
• 6.526 m de sinalização implantada;
• 1.000 m de sinalização recuperada;
• 681.186 m de sinalização horizontal;
• 82 km de acostamentos pavimentados (60 deles da BR-324);
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