sábado, 3 de agosto de 2013

 
Manifestante do Rio morre por complicações respiratórias
Foto: Reprodução/Facebook
Fundador do Cinema de Guerrilha da Baixada, grupo que produz filmes de baixo orçamento e oficinas para jovens da periferia, o ator e cantor Fernando da Silva Candido morreu na quarta-feira passada, 31, aos 34 anos, por problemas respiratórios. Anão, ele sofria de doença pulmonar crônica. Amigos creditam a morte ao fato dele ter respirado gases lacrimogêneo e de pimenta durante um protesto no centro do Rio em 20 de junho. Fernandão, como era conhecido, estava internado desde 24 de junho no Hospital Israelita Albert Sabin (Tijuca, zona norte). O atestado de óbito informa que ele morreu de "choque séptico, sepse pulmonar (infecção generalizada) e fibrose pulmonar". Na noite da manifestação, que reuniu cerca de 300 mil pessoas e foi uma das mais violentas do Rio, com intensa repressão policial, Fernandão acompanhava o amigo Vitor Gracciano. "Estávamos na (estação ferroviária) Central do Brasil e falei para o Fernandão que era melhor irmos embora. Mesmo assim, ainda respiramos muito gás, que tomou conta do lugar", disse Gracciano. No dia seguinte, Fernandão começou a se sentir mal, segundo o amigo. Acabou hospitalizado três dias depois porque vomitava sangue. "Desde então ele piorou e foi para a UTI, onde ficou por três semanas", afirmou Ricardo Rodrigues, outro fundador do movimento. "Ele piorava e melhorava, mas ninguém imaginava que isso ia acontecer."

Dois bandidos armados assaltaram uma loteria em Brumado, cidade no centro-sul da Bahia. Segundo informações do site Brumado Agora, um dos assaltantes se manteve em uma moto, enquanto o outro adentrou a lotérica, rendeu o segurança e atendentes do caixa, exigindo que fosse levado até o cofre. Um policial, que estava fora de serviço e no local e iria efetuar pagamento, observava toda a ação dos bandidos e, assim que eles fugiram da lotérica, mesmo sem estar fardado ou com uma arma, interceptou os bandidos com o seu carro, em uma rua lateral e jogou o veículo em cima da motocicleta em que estavam os assaltantes.Os suspeitos caíram da moto, roubaram um veículo e fugiram.
O prefeito de Irecê, Luizinho Sobral (PTN), recepcionou o governador Jaques Wagner (PT) no aeroporto da cidade no início da tarde desta sexta-feira (2). O petista visita a região para assinar ordem de serviço que autoriza a construção de estrada entre Ibipeba e o povoado de Olhos D´Água. O investimento, de R$ 9,8 milhões, vai beneficiar cerca de cinco mil agricultores. Wagner reiterou a postura republicana da sua administração e deixou claro que nenhum prefeito da região será prejudicado em função de bandeiras políticas e partidária.

   
O PT começou a coletar assinaturas para tentar abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de São Paulo, com o intuito de investigar a participação de membros do governo paulista, liderado por tucanos, nas denúncias de cartel na construção do metrô. No entanto, o pedido pode falhar, já que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem maioria na casa legislativa, onde a oposição conta com apenas 24 dos 94 parlamentares. De acordo com a Folha de São Paulo, a multinacional alemã afirma que um cartel atuava nas licitações de trem e metrô do Estado com aval das administrações tucanas. "Nós já começamos a coleta de assinaturas. Temos 25 e precisamos de 32", afirmou o líder do PT na Assembleia, Luiz Cláudio Marcolino. Outro problema é que a casa permite apenas o funcionamento de 5 CPI’s simultâneas, que já existem. Para driblar o impedimento, o petista também quer aprovar um projeto que modifique o regimento.

   
Corinthianos presos na Bolívia devem ganhar liberdade neste final de semana
Foto: Daniel Rodrigo / REUTERS
A Justiça boliviana decidiu libertar os cinco torcedores corinthianos presos na Bolívia. O Ministério da Justiça e a Embaixada do Brasil na Bolívia assessoraram a defesa dos réus, prestaram auxílio aos presos e mantiveram diálogo com suas famílias durante os últimos meses. Os torcedores devem retornar ao Brasil neste fim de semana, acompanhados pelo Defensor Público Federal João Chaves. Os brasileiros foram investigados no caso relativo ao jovem Kevin Espada, morto durante uma partida do Corinthians contra a equipe boliviana San José, pela Copa Libertadores, em Oruro.  Na semana passada, o Ministério Público havia emitido parecer pela libertação dos presos, concluindo que não havia provas contra os brasileiros. Nesta sexta-feira (02) foram rejeitados os recursos do San José e da família de Kevin.

   
Duda Mendonça pede novamente ao STF liberação de bens e alega dificuldade ‘assustadora’
Foto: Cristina Gallo/Bg Press
O publicitário baiano Duda Mendonça e a sócio dele Zilmar Fernandes tentam no Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação dos bens que foram apreendidos durante as investigações do mensalão. O órgão já havia determinado que as propriedades fossem liberadas, mas a defesa dos dois alega que a decisão ainda não foi cumprida por bancos, juntas comerciais e cartórios de imóveis. Os advogados alegam que encontraram dificuldades “assustadoras” e pedem até punição às entidades que ainda estão segurando os bens. Em São Paulo, a Junta Comercial teria entendido a decisão como um novo pedido de bloqueio, enquanto na Bahia os cartórios não liberaram os imóveis por falta de documentos. E no Pará, a informação é de que o pedido deveria ter vindo do próprio STF. Entre as propriedades, além do dinheiro, estão nove imóveis na Bahia e seis no Pará. O Citibank de Salvador afirmou, segundo a defesa de Duda e Zilmar, que não constava o CPF dos dois no ofício do Supremo. Informações da Folha.

   
Um homem ainda não identificado morreu após ter sido atingido por diversos tiros no bairro do Uruguai, Cidade Baixa de Salvador, pouco antes das 17h desta sexta-feira (2). Segundo o G1, o crime ocorreu no fim de linha. Até o momento, não há informações sobre a autoria e a motivação do crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário