domingo, 4 de agosto de 2013

 
Ilimar Franco, O Globo

O PT do Rio planeja desembarcar do governo Sérgio Cabral (PMDB). Sua Executiva estadual, bancadas e secretários se reúnem para tratar da saída na segunda-feira. A proposta já tem maioria. Para oficializar a decisão, o Diretório Regional ainda será convocado. Os secretários petistas vão deixar seus cargos até outubro. A candidatura do senador Lindbergh Farias será reafirmada.
          

Câmara volta aos trabalhos com discussão sobre royalties do petróleo

Iolando Lourenço e Ivan Richard, Agência Brasil
A conclusão da votação do projeto de lei que destina os recursos dos royalties do petróleo para a educação e saúde é o principal assunto da semana na Câmara. O texto principal já foi aprovado, mas falta ainda a concluir a votação dos destaques que visam a alterar a proposta. No primeiro semestre, o projeto foi aprovado pelos deputados, mas na apreciação no Senado ele foi modificado e teve que retornar à Câmara para nova deliberação. Concluída a votação, o projeto será encaminhado à sanção presidencial. Também está na pauta de votação – com urgência constitucional vencida – o projeto de lei que trata do regime de aproveitamento das substâncias minerais de autoria do deputado Weliton Prado (PT-MG). Ao texto foi acrescentado o projeto do governo que dispõe sobre o Marco Regulatório da Mineração, cria o Conselho Nacional de Política Mineral e a Agência Nacional de Mineração. Como não há acordo para a apreciação da matéria em plenário, por se tratar de um assunto complexo e de grande relevância, a expectativa dos parlamentares é que os líderes peçam a retirada da urgência constitucional para que o texto possa ser amplamente debatido em comissão especial.  Na quarta-feira (7) às 10h, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, vai participar de audiência pública na Comissão de Minas e Energia para debater os principais pontos da proposta. Leia mais na Agência Brasil.

Foram transferidas para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, as duas crianças atropeladas por um caminhão na última quinta-feira, 1º, no município de Itapetinga,  a 623 km da capital baiana. As vítimas, T.S.O, de 6 anos, e R.O.R, de 5, estavam internadas no Hospital Cristo Redentor mas, por recomendação da equipe médica, foram levadas para o HGE, que é referência no atendimento a casos de politrauma pediátrico. Outras duas crianças, de 4 e 7 anos, morreram no acidente, que aconteceu no bairro Vila Riachão. De acordo com o delegado local, o veículo estava carregado de areia e tentava manobrar, quando o motorista perdeu o freio e acabou atingindo as quatro crianças. Leia mais no A Tarde.
O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), inicia nesta segunda-feira (5) a ‘Operação Especial Segurança de Eletrodomésticos’ para coibir a comercialização de produtos sem o selo de identificação da conformidade e irregulares quanto à segurança elétrica. A operação prossegue até o próximo dia 9 em todo o estado. A atuação no interior será feita pelas agências regionais instaladas em municípios de localização estratégica – Feira de Santana, Juazeiro, Paulo Afonso, Barreiras, Eunápolis, Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista.

Luciene Cruz, Agência Brasil
Foto: Agência Brasil / Divulgação


O senador José Sarney (PMDB-AP) apresentou melhora nas últimas 24 horas, segundo boletim médico divulgado hoje (3), às 11h30, pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O parlamentar continua internado na unidade de terapia intensiva (UTI). De acordo com o comunicado, o paciente “continua recebendo antimicrobianos e medidas de suporte clínico”. Mesmo com a melhora no quadro clínico, a nota destaca que ainda “não há previsão de alta”. Sarney está sendo atendido pela equipe médica formada pelos doutores David Uip, Roberto Kalil e Carlos Gama. O senador foi internado no Sírio-Libanês na quarta-feira (31 de julho). Ele chegou à unidade vindo de São Luís, onde estava internado no Hospital UDI para tratamento de uma infecção pulmonar. Leia mais na Agência Brasil.

Foto: Valter Pontes



O prefeito ACM Neto assinou hoje (3) a escritura pública de doação de terreno situado na Avenida Ulisses Guimarães, em Sussuarana, que será destinado à construção de escola de nível médio pelo Estado. Já na segunda-feira (5), a Prefeitura encaminhará documento para registro e, a partir disso, remeterá à Secretaria de Administração e Secretaria de Educação da Bahia. O terreno fica no Conjunto Primavera e possui 10.232 m². Essa era uma demanda antiga da comunidade, que ainda não possuía uma unidade de ensino do tipo.
“Resolvemos as questões jurídicas que impediam a doação do terreno para o Estado. Consolidamos agora essa doação para que o local seja exclusivamente destinado a uma unidade de ensino de segundo grau. Espero que eles possam dar andamento à construção o mais rápido possível. Fizemos a nossa parte e a bola agora está no pé do Estado”, afirmou, ao lado de secretários e dos vereadores Alemão, Carlos Muniz e Leo Prates.
          

Prazo para homologação no Mais Médicos termina às 16h

Pedro Peduzzi, Agência Brasil
Termina hoje (3) às 16h o prazo para que os médicos com registros válidos no Brasil, e que desejam participar do Programa Mais Médicos, façam a homologação da inscrição e assinem termo de compromisso confirmando o interesse em trabalhar no município indicado. A lista final com profissionais e municípios que participarão desta primeira seleção será publicada segunda-feira (5) no site do Ministério da Saúde. A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto. A partir de terça-feira (6), em prazo que se estende até o dia 8, os médicos que se formaram no exterior e finalizaram o cadastro no programa poderão selecionar os municípios com vagas não ocupadas por brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, no primeiro mês de seleção, 1.753 médicos já foram direcionados a 626 municípios. Destes, 375 estão localizados em regiões onde 20% ou mais da população estão em situação de extrema pobreza; 159, em regiões metropolitanas; 68, em um grupo de 100 cidades com mais de 80 mil habitantes de maior vulnerabilidade social; e 24, nas capitais. O programa beneficiará também 23 distritos sanitários indígenas. Leia mais na Agência Brasil.
          
03 de agosto de 2013, 12:21

Morre escritor e jornalista Luiz Paulo Horta

O escritor e jornalista Luiz Paulo Horta, de 69 anos, ocupante da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), morreu na manhã deste sábado, em casa, no Rio de Janeiro. Ainda não foi divulgada a causa da morte. Luiz Paulo Horta passou mal logo no início da manhã deste sábado e recebeu atendimento em casa, mas não resistiu. Autor de livros sobre música e religião, Horta era colunista do jornal “O Globo”, onde também exerceu as funções de crítico de música e editorialista. Antes, havia trabalhado por 26 anos no “Jornal do Brasil” (entre 1964 e 1990) e por um ano no “Correio da Manhã” (entre 1963 e 1964). Em 1962, Horta chegou a iniciar o curso de Direito na PUC-RJ, mas abandonou a faculdade. Em 1986, Horta fundou e dirigiu a seção de música do Museu de Arte Moderna do Rio. Também ligado à religião, entre 2000 e 2001 o acadêmico dirigiu um grupo de estudos bíblicos no Centro Loyola, da PUC-RJ. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento da PUC-RJ e da Comissão Cultural da Arquidiocese do Rio. Leia mais no Estadãoe agosto de 2013, 11

Morador de rua queimado no DF continua em estado grave

Luciene Cruz, Agência Brasil
Foto: Agência Brasil / Divulgação


O morador de rua Edivan da Lima Silva, 48 anos, que teve o corpo queimado na última quinta-feira (1º), continua internado em estado grave, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Segundo informações da assessoria de comunicação da unidade de saúde, o quadro do paciente é estável e ele ainda respira com a ajuda de aparelhos. Silva sofreu uma parada cardiorrespiratória na madrugada de ontem (2). O boletim médico informou que a vítima teve 63% do corpo queimados. De acordo com testemunhas, o morador de rua foi atacado enquanto dormia no Guará, cidade do Distrito Federal (DF) situada a cerca de 10 quilômetros de Brasília. Os relatos prestados indicam que três pessoas encapuzadas atearam fogo na vítima. Leia mais na Agência Brasil.

Carolina Gonçalves, Agência Brasil
Na próxima semana, com o fim do recesso branco, senadores devem retomar os debates sobre o fim da aposentadoria compulsória de juízes afastados por crimes de corrupção. A medida prevista na proposta de emenda à Constituição (PEC) 53/2011 divide posições no Congresso e levou um grupo de magistrados a tentar um acordo com os parlamentares. A mobilização fez com que a PEC fosse retirada de pauta no último dia 11 por um pedido de vista da Mesa Diretora. Os autores da proposta, entre eles o senador Humberto Costa (PT-PE), criticam as brechas deixadas pela atual legislação que permite que juízes que cometeram falhas graves sejam punidos com a aposentadoria, recebendo integralmente os benefícios. De acordo com esse grupo de parlamentares, a punição se transforma em um prêmio. Leia mais na Agência Brasil.

Uma guarnição Rondesp/RMS suspeitou dos ocupantes de duas motocicletas e, ao fazerem a abordagem, foram recebidos a tiros por um dos ocupantes, de apenas 14 anos. Ele portava um revólver calibre .38. A ocorrência, revelada neste sábado (3/8), aconteceu às 22 horas de sexta-feira (1º), na Via Periférica, próximo à Vale do Rio Doce, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador. O menor e a arma foram apresentados na 22ª Delegacia de Polícia Civil, onde foi lavrado o Auto de Apreensão em flagrante. Leia mais na Tribuna.
Julho registrou o maior número de visitas guiadas da história do Congresso
Karine Melo, Agência Brasil
Por causa das férias e do horário de visitas ampliado (9h às 17h30), as visitas guiadas ao Congresso Nacional alcançaram em julho o recorde de 18.632 pessoas, o maior da história da Casa legislativa. Com isso, o número de passeios acompanhados de guias turísticos chegou a 90 mil no semestre. Ávidos por fotografar tudo, os turistas muitas vezes deixam os guias constrangidos com suas perguntas. “A pergunta da vez é sobre os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles [os visitantes] perguntam se é daqui que os deputados e senadores requisitam os aviões. Outra pergunta comum é se os parlamentares trabalham, se são ladrões e quanto ganham”, contou à Agência Brasil um dos guias que preferiu não ser identificado. Situações como essas, segundo o guia, são superadas com respostas protocolares. Ele disse que explica aos visitantes que informações sobre salários e uso de aviões devem ser feitas diretamente aos órgãos responsáveis da Câmara ou do Senado. Leia mais na Agência Brasil.
Secretaria faz evento em prol da saúde do homem
Ricardo Belens, A Tarde
Foto: Raul Spinassé | Ag. A TARDE

Proposta é prevenir, identificar e tratar doenças que atingem o sexo masculino
A Secretaria Municipal da Saúde promove a I Semana do Diagnóstico em Saúde do Homem, em 13 unidades de 12 distritos sanitários da capital. A campanha ocorre na primeira quinzena deste mês. A meta é realizar consultas com equipe multiprofissional, triagem para o Núcleo de Atenção em Saúde do Homem e ações educativas. Salvador conta com o Programa Nacional de Promoção à Saúde do Homem, serviço que funciona no Centro de Referência de Doenças Cardiovasculares Adriano Pondé (CRDC), em Amaralina, e objetiva prevenir, identificar e tratar as doenças que atingem ou são mais frequentes no sexo masculino, como câncer da próstata, disfunção erétil e tabagismo. Leia mais no A Tarde.
Funcionários protestam dentro de shopping em Salvador
Cerca de 30 pessoas realizaram um protesto na manhã deste sábado, 3, dentro do Salvador Shopping. Os manifestantes se concentraram em frente à loja da Tim, no piso L2, contra a demissão de 130 funcionários das lojas SelfShop, que operam com varejo na capital baiana. Os funcionários demitidos reivindicavam o pagamento dos benefícios trabalhistas. Eles carregavam cartazes e realizaram um apitaço dentro das dependências do shopping. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Tim informou que as lojas fechadas não são de responsabilidade da empresa, apesar de venderem os serviços da operadora, mas também outros produtos. Apenas a loja que possui parceria direta com a Tim é a localizada dentro do shopping, que mantém seu funcionamento normal. Leia mais no A Tarde.
          
salvado

Guardas municipais entram em greve

Foto: Divulgação


Os guardas municipais de Salvador decidiram, nessa sexta-feira (2/8), em assembleia na sede da GM, na Avenida San Martin, iniciar uma paralisação por tempo indeterminado. O diretor do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), Bruno Cruz, afirmou que a categoria ficará de braços cruzados na sede da Guarda Municipal (GM) até que a gestão municipal atenda as reivindicações da categoria. “Decidimos paralisar as nossas atividades porque há cinco anos, quando foi criada a Guarda Municipal, sofremos com uma gestão que nunca nos levou a sério e sempre nos penalizou, colocando-nos para trabalhar sem condições dignas, sem assistência à saúde, sem pagamento de horas extras, e sempre nos jogando de um lado para o outro da cidade, modificando a nossa rotina em função dos caprichos do prefeito”, disse Cruz. Leia mais na Tribuna.

Foto: Divulgação


O traficante Gustavo Reguera Conde Filho, 34 anos, o Guto, apontado como um dos maiores fornecedores de drogas em bairros nobres de Salvador, é o principal suspeito pela morte do empresário Sérgio Ricardo Santos Magalhães, 34 anos, assassinado na manhã de quinta-feira, na garagem do prédio de luxo onde morava, no Morro do Gato.No dia do crime, os delegados Alex Gabriel Chehade, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e a titular da 7ª Delegacia (Rio Vermelho), Jussara Santos, informaram que o principal suspeito do crime seria o mesmo homem que tentou matar Sérgio a tiros na Avenida Garibaldi em maio do ano passado. A polícia também informou que o atirador era morador da Barra e já tinha sido preso por tráfico.  Leia mais no Correio.

Foto: Divulgação


O deputado Nelson Pelegrino declarou-se feliz e comemorou, neste sábado (3), a sanção pela presidente Dilma Rousseff da lei que cria o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, de autoria dele e do colega Nilmário Miranda, do PT de Minas Gerais. Com trajetória superior a 20 anos na defesa dos direitos humanos, em comissões nos parlamentos estadual e federal, além de entidades e organizações nacionais e internacionais, Pelegrino lembrou que propôs a lei em 2001, quando presidia a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, em seu primeiro mandato em Brasília, depois de renhida luta durante dez anos na Bahia combatendo grupos de extermínio.  ”A prática de tortura é crime abominável, condenado internacionalmente, e infelizmente ainda existe no país como um resquício da ditadura. Precisa ser banida e a lei é uma grande ferramenta nesta luta”, disse o deputado.
 Movimento é tranquilo nas travessias de Mar Grande e do Morro

Com fluxo moderado de passageiros e embarque imediato, a travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande está operando com oito embarcações, que cumprem horários a cada 30 minutos na manhã deste sábado (3). Caso o movimento cresça, o sistema passará a operar com horários de 15 em 15 minutos. As condições de navegação na Baía de Todos os Santos são boas, com mar calmo e ventos fracos, com as ambarcações fazendo a travessia em tempo médio de 40 minutos. O sistema Salvador-Mar Grande funcionará hoje até às 20h, que é o último horário saindo de Salvador, e até às 18h30, de Mar Grande para a capital.  A linha marítima Salvador-Morro de São Paulo registra também movimento regular de embarque no Terminal Náutico da Bahia. O primeiro horário foi feito às 8h30 e os próximos catamrãs vão zarpar às 9h, 10h30, 11h30, 13h30 e 14h. Saídas de Morro de São Paulo – 9h, 9h30, 11h30, 12h30 e 15h. A Astramab lembra aoa usuários que as passagem para Morro de São Paulo pode ser adquirida no momento de embarque nos guichês do Terminal Náutico da Bahia. O bilhete custa R$ 75. As escunas que fazem o tradicional “Passeio às Ilhas” da Baía de Todos os Santos  também estão em tráfego e com bom movimento.
          
O presidente Dênis de Carvalho Silva Gama, três diretores e o contador da Organização Não Governamental (ONG) Pierre Bourdieu, suspeita de ter celebrado convênios irregulares que envolvem recursos da ordem de R$ 100 milhões com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) , foram presos nesta sexta-feira, 2. A ONG foi alvo de uma operação conjunta, denominada Prometheus, deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública e pelo Ministério Público Estadual, em cumprimento a sete mandados de prisão e 19 de busca e apreensão.  O dono de uma das empresas que forneciam notas fiscais também foi preso. Todos foram conduzidos à Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), no bairro de Piatã. Segundo a delegada da SSP Susy Ane Brandão, coordenadora da operação, “Os convênios sob investigação eram destinados à qualificação de funcionários de creches e escolas, mas ficou constatado que houve terceirização irregular para prestação do serviço”. Leia mais em A Tarde.
 Consulado da Índia no Afeganistão é alvo de atentado
O consulado da Índia na cidade Jalalabad, no Afeganistão, próxima à capital Cabul, foi alvo de um atentado a bomba na manhã deste sábado. A explosão matou nove pessoas, seis delas crianças. Ao menos outras 24 pessoas, incluindo um policial, ficaram feridas no ataque. Este foi o primeiro grande atentado no país desde o início do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos. Três suicidas dirigiram um carro carregado de explosivos até um posto de controle, que levava para o consulado, mas não conseguiram passar pela barreira de segurança, disse o porta-voz da província de Nangarhar, Ahmad Zia Abdulzai. A polícia atirou contra os militantes e, em seguida, o carro explodiu. Leia mais no Estadão.
A banalidade de Dilma, por Fernando Gabeira
Ao sair do filme Hannah Arendt, a filósofa judia descrita na tela por Margarethe von Trotta, muitas ideias me vieram à mente. Lembranças da ditadura, meu depoimento no Tribunal Bertrand Russel, em Roma, onde também defendi a presença da banalidade do mal entre torturadores brasileiros, quase todos dedicados pais de família, operosos funcionários do governo.
A experiência de Hannah Arendt, que cobriu o julgamento de Adolf Eichmann para a revista New Yorker, causou verdadeira comoção. Não só por questionar o papel de alguns líderes judeus, mas por afirmar que Eichmann não era um monstro.
O enigma, para ela, era a contradição entre a mediocridade de alguns homens e a dimensão da tragédia que provocaram. O nazismo passou, também passou a ditadura militar no Brasil. Mas existem elementos no discurso de Hannah, em especial o que faz para seus alunos no auge da polêmica sobre o artigo na New Yorker, que merecem ser retomados à luz da conjuntura brasileira.
Eichmann declarou que punha os judeus nos trens cumprindo ordens. Não se importava com o que aconteceria com eles porque, uma vez nos trens, seu destino pertencia a outras repartições que não a dele. Hannah observa que Eichmann renunciou a pensar e essa era a raiz de sua desumanização. A renúncia a pensar não é privilégio das pessoas medíocres, mas é muito mais frequente entre elas.
Na semana em que vi o filme acompanhei pela TV a cobertura da visita do papa e o discurso da presidente Dilma Rousseff saudando Francisco. A sensação que tenho é que ela se recusou a pensar ao aceitar ler esse texto. Foi uma tarefa de militante.
Cumpriu sua missão sem se importar muito com as consequências, pois fez um discurso de propaganda de seu governo precisamente no Rio, onde as pessoas estão fartas dessas farsas grotescas e gritam nas ruas pela saída de Sérgio Cabral. E diante de um papa sem grandes ilusões sobre os políticos existentes.
Dilma convidou a Igreja Católica a fazer uma parceria com o governo do PT na luta contra a miséria. Como se a Igreja não tivesse já suas estratégias nesse campo. E como se precisasse do PT para se implantá-las mundialmente. Isso não é apenas falta de modéstia. Dilma é obrigada a repetir diariamente que as pessoas foram às ruas em junho não por causa dos erros do governo, mas dos acertos. Quanto mais as pessoas têm, mais querem, dizem os petistas. Uma vez que jamais admitem um erro, a única explicação para a revolta popular é a sucessão de seus acertos…
Como uma força política pode chegar a esse ponto sem trazer consigo traços de totalitarismo? Nesse caminho, o primeiro passo fundamental surge ao admitir que a realidade não importa, e sim a versão dos fatos.
Um momento típico dessa tragédia moderna foi a ida de Colin Powell à ONU para demonstrar com algumas imagens vagas que o Iraque dispunha de armas de destruição massiva. Um segundo momento, entretanto, se desdobra: os militantes dispõem-se a repetir mecanicamente as teses que vêm da cúpula partidária. E ao constatar que são frágeis tentam salvá-las com seu entusiasmo e, naturalmente, com a raiva contra quem discorda.
Por que se recusam a pensar, se esse é um dos fatores que distinguem o ser humano? Não creio que a recusa se deva só ao deslumbramento com a engrenagem ou mesmo à ilusão de que nunca cometa erros. Há um fator pavloviano nessas organizações rigidamente hierarquizadas: recompensa e punição. Os descontentes vão para uma gelada Sibéria que, ao longo do processo histórico, toma inúmeras formas: uma subsecretaria, um cargo de fiscal do Ibama na fronteira com a Colômbia.
Um terceiro componente que deve ser levado em conta é a constante repetição da importância da engrenagem sobre indivíduos, substituíveis. Esse componente é importante para analisar o espantoso caso de Dilma. Como ela poderia chegar a presidente do Brasil se é incapaz de, por si própria, se eleger vereadora numa grande cidade?
Seus méritos estavam ancorados não na capacidade política, mas nos talentos de gestora. E o que antes havia gerido com sucesso? Se ao menos esse traço fosse verdadeiro, ela teria alguma moeda de troca nas transações com a máquina burocrática.
Leia mais em A banalidade de Dilma
           
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) criticou o Relatório de Avaliação de Programas de Governo da Controladoria-Geral da União (CGU) divulgado essa semana. O relatório aponta irregularidades na gestão de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A Undime disse em nota divulgada hoje (2) que não foi consultada e aponta lacunas nas informações contidas no documento.O Fundeb, criado em 2006, redistribui recursos públicos da educação para o aluno. O levantamento da CGU mostra que nos quatro estados e 120 municípios avaliados foram detectados casos de salários abaixo do piso salarial e despesas incompatíveis. Segundo a Undime, o termo “irregularidades” foi usado de forma pouco clara, pois para se referir ao processo licitatório o termo pode envolver de um simples erro de procedimento a má fé propriamente dita. Leia mais na Agência Brasil.
           
O sociólogo Pedro Piccolo pediu afastamento da Executiva Nacional Provisória da Rede Sustentabilidade, partido que a ex-senadora Marina Silva trabalha para criar, depois de ter sido flagrado em vídeo e fotos segurando uma barra de ferro durante o protesto que terminou na depredação do Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em 20 junho. Em nota divulgada nesta sexta-feira, 2, a Rede informou que Piccolo pediu para deixar o cargo de coordenador executivo da sigla “até que os fatos sejam esclarecidos”. Piccolo foi chamado para depor na Polícia Civil do Distrito Federal no dia 25 de julho, pois foi identificado em fotos segurando uma barra de ferro nas mãos e cobrindo o rosto com uma camiseta da Rede. O caso agora está sob o comando da Polícia Federal, responsável por apurar o dano ao patrimônio da União.
Leia mais em Aliado de Marina se afasta da Rede após depredação do Itamaraty
          
Ernesto é mestre em Administração Estratégica e trabalha com foco em desenvolvimento turístico desde 2001. Foi professor de disciplinas de Planejamento Turístico e Políticas Públicas de Turismo na Faculdade Visconde de Cairu e na Factur. Foi secretário municipal em Itaparica e sub-secretário em Salvador. É sócio da SOBRETURISMO CONSULTORIA, empresa especializada em projetos de desenvolvimento setorial, com inúmeros trabalhos na Bahia e no Piauí, sempre na área de turismo e economia criativa. Ele escreve às sextas-feiras neste Política Livre.

Observação de Baleias – uma singularidade baiana

Entre os meses de julho e novembro de cada ano, as baleias jubarte se aproximam da Bahia para reprodução e amamentação de seus filhotes. Elas procuram nossas águas quentinhas para cuidar dos bebês e oferecem um espetáculo impactante para moradores e turistas em nossa terra. O destino mais procurado por elas é o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, onde ficam aquecidas e protegidas. Outro local bastante procurado pelas jubarte, mesmo ficando fora do Parque de Abrolhos, é uma enorme coroa natural, localizada na costa do município de Nova Viçosa. Mas para chegar lá elas passam praticamente por toda a costa baiana e ai podem se transformar em um singular e extraordinário atrativo turístico.
O Parque Nacional Marinho de Abrolhos é uma visita inesquecível, tanto no verão, para mergulhos com tartarugas e muitos peixes, quanto na temporada das baleias, para observação dos enormes mamíferos. Para ir a Abrolhos, acredito que o melhor caminho seja via aeroporto de Porto Seguro e daí seguir de automóvel até o município de Caravelas, no extremo sul da Bahia, de onde saem embarcações turísticas para o arquipélago. Essa região, turisticamente chamada de Costa das Baleias, abriga ainda Mucuri, Nova Viçosa, Alcobaça e Prado. O litoral é muito bonito, com falésias coloridas e lugarejos pra lá de charmosos, como Cumuruxatiba e Corumbau. Para quem não sabe, o primeiro ponto onde os portugueses da esquadra de Cabral pisaram em solo brasileiro foi na foz do rio Cahy, atualmente município do Prado, de onde se avista lindamente o Monte Pascoal e se pode tomar um banho de rio inesquecível. Ah, sim, no Prado a gastronomia é fantástica. Não deixe de provar o Budião ao molho de Pitanga.
Voltando às simpáticas baleias jubarte, que já estiveram em risco de extinção e hoje se multiplicam livremente no mar da Bahia, trata-se de um dos grandes diferenciais turísticos do nosso estado. O balé proporcionado pelas jubarte na costa baiana precisa ser visto por nove em cada dez baianos e nesse período, considerado de baixa estação para o turismo de sol e praia, pode ser o produto turístico singular que tanto procuramos.
Além da Costa das Baleias, baianos e turistas podem procurar a Praia do Forte, sede do Instituto Baleia Jubarte, para saídas de barco para avistamento das jubarte. Na Praia do Forte, pertinho de Aracaju e de Salvador, o visitante terá à sua disposição hotéis e pousadas para todo bolso e muitos e bons restaurantes para todo gosto. Dica: em agosto, empresas associadas à Turisforte (www.praiadoforte.org.br) estão com preços promocionais com descontos que variam em torno de 25%. Seja na Costa das Baleias ou na Praia do Forte, o Instituto Baleia Jubarte pode orientar sobre empresas que fazem o passeio com segurança e profissionalismo.
A Bahia já promove turisticamente esse momento mágico da natureza, mas acredito que agências, hotéis e governos poderiam aproveitar ainda mais essa singularidade do nosso litoral para atrair um público qualificado e interessado em natureza e sustentabilidade. E você, já viu as nossas jubarte este ano?
           Mesmo com pedágios, BR-324 acumula mais de 500 buracos
Foto: Marina Silva


A fama da cratera de 30 metros de comprimento, 15 de largura e, agora, quase 9  de profundidade, que se abriu no Km 618 Oeste da BR-324, no dia 5 de junho deste ano — e continua por lá —, corre longe. Mas, definitivamente, o ‘buraco-pai’ das redondezas não está sozinho. A rodovia que liga Salvador a Feira de Santana tem buracos, buraquinhos e buracões. São pelo menos 517 nas duas pistas. E, sim, eles foram contados ontem pela reportagem do CORREIO. Mas não fomos os primeiros. O professor Antônio Freire da Silva Neto também contou os buracos, na segunda-feira passada. Ele vai a Feira de Santana toda semana, desde outubro do ano passado, a trabalho ou para visitar familiares. “Na segunda-feira, como o trânsito estava bem lento, fui contar. É tanto buraco que tem trechos em que só dá para andar bem pela pista da esquerda”, disse. Leia mais no Correio.
          

Decreto de redução de despesas é incoerente, diz Gualberto

Foto: Divulgação

João Gualberto diz que Wagner poderia reduzir mais despesas
A decisão do governador Jaques Wagner (PT) de reduzir despesas para equilibrar a balança contábil do governo neste ano revelou algumas incoerências político-administrativas da gestão, na avaliação de João Gualberto, pré-candidato tucano ao governo. Os números atestam que, até o fim do ano, a Casa Militar, a Casa Civil e o gabinete do governador, secretarias que dão suporte direto às demandas do líder do Estado, poderão gastar até R$ 35,3 milhões, sete vezes mais do que os investimentos permitidos na secretaria de Igualdade Racial e seis vezes mais do que foi autorizado à secretaria de Políticas para as Mulheres. “Para um governo que defende publicamente a bandeira de que quer cuidar das pessoas, isso é quase imoral. As despesas com alguns privilégios do cargo poderiam ser ainda mais reduzidas. Quem conhece a máquina administrativa, sabe que ainda há possibilidade de enxugar os gastos”, criticou o ex-prefeito de Mata de São João. Gualberto ressaltou ainda que o novo limite de gastos com propaganda ainda é 49% superior ao que foi destinado ao desenvolvimento de projetos de Combate à Pobreza e 35% maior do que o limite de gastos da secretaria de Infraestrutura. “Recentemente, a sociedade brasileira foi às ruas justamente clamar por qualidade dos serviços públicos e o governador dá mais uma demonstração de que as vozes da rua ainda não serão ouvidas em 2013”, alfinetou o tucano.
Berlusconi ameaça derrubar governo
A condenação de Silvio Berlusconi abriu uma crise política na Itália. Nesta sexta-feira, o magnata ameaçou derrubar o governo, condicionando seu apoio à coalizão no poder a uma reforma judiciária. Se suas exigências não forem atendidas, ele promete pedir uma nova eleição, a segunda este ano. Há dois dias, Berlusconi foi condenado por fraude, no primeiro processo em 20 anos a chegar à última instância. Ele, porém, é o líder incontestável de um dos dois partidos que formam o governo e obteve, em fevereiro, mais de 30% dos votos dos italianos. A prisão e a saída de Berlusconi da vida pública italiana significariam o fim da coalizão liderada por Enrico Letta, do Partido Democrático, de centro-esquerda. Leia mais no Estadão.
Guarda Municipal pára e exige demissão de coronel
Foto: Divulgação

Decisão foi tomada em assembleia na sede da Guarda Municipal
O diretor do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), Bruno Cruz, afirmou que a categoria ficará de braços cruzados na sede da Guarda Municipal (GM) até que a gestão municipal atenda as reivindicações. “Decidimos paralisar as nossas atividades porque há cinco anos, quando foi criada a Guarda Municipal, sofremos com uma gestão que nunca nos levou a sério e sempre nos penalizou, colocando-nos para trabalhar sem condições dignas, sem assistência à saúde, sem pagamento de horas extras, e sempre nos jogando de um lado para o outro da cidade, modificando a nossa rotina em função dos caprichos do prefeito. Por estes motivos, exigimos respeito e dignidade, além de um plano de cargos e carreiras, para que tenhamos salário justo em relação ao desempenho da nossa função”, garantiu Cruz. Durante a assembleia, uma comissão foi formada para acompanhar, junto com o Sindicato, todo o processo de negociação com a Prefeitura. As principais reivindicações da categoria são: abono dos dias de paralisação, a manutenção da escala 12 por 60, abertura de novas negociações, exoneração do Coronel Portinho, estrutura e melhores condições de trabalho.
Gestores de ONG presos por desvio da verba da Educação municipal
Fraude Cinco pessoas, entre diretores da ONG Pierre Bordieu e o dono de uma empresa que prestava serviço à entidade, foram presas, ontem, por envolvimento em um esquema suspeito de desviar R$ 44 milhões da Secretaria da Educação de Salvador, entre 2010 e 2012. Foram presos Denis Gama, presidente da ONG, Rubens Antonio Junior e Michel Souza e Silva, diretores, Petter Souza e Silva, irmão de Michel e contador, além do empresário Ítalo Menezes, dono da IPTE Ltda. Estão foragidos Ítalo Menezes, dono da Multi Comercial Ltda, e Alã Menezes Guedes, dono das empresas AMG Info Comércio e Serviços Ltda e Trapiche Informática Ltda. A Operação Prometheus, realizada em parceria entre a Polícia Civil e o Ministério Público (MP), ainda apreendeu documentos e computadores na sede da ONG. A Pierre Bordieu firmou cinco convênios no valor total de R$ 100 milhões com a Secretaria da Educação, todos com intermediação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que não recebeu nada. Leia mais no Correio.
Partidos de esquerda estão ‘velhos’, afirma Lula
FERNANDO GALLO - Agência Estado
Foto: Fábio Rodrigues / Abr

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta sexta-feira que um partido que chega ao poder não pode cometer o erro de perder sua relação com o povo. A explícita autocrítica do PT, repetida por Lula desde que eclodiram as manifestações de junho, foi feita em discurso no 19º Encontro do Foro de São Paulo. O petista afirmou também que os partidos de esquerda da América Latina ainda fazem política “da forma antiga”. ”O poder é uma coisa mágica (…) Há uma tendência de chegar ao poder e o povo que antigamente era bonito e extraordinário já não é mais”, afirmou o ex-presidente. Lula criticou os partidos de esquerda europeus que, segundo ele, “estão definhando” e perderam o discurso porque ficaram semelhantes à direita. Sobre a esquerda na América Latina, afirmou que seus dirigentes foram “ficando velhos” e, agora, se perguntam ”cadê a juventude dos nossos partidos?”. Leia mais no Estadão.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário